sexta-feira, 24 de junho de 2011

Violência: Um desafio a paz.

     Imagens: Anuelle Deyse
Trabalho dos alunos do 8º Ano Vespertino da EEPRC/CAIC, referente ao Portal da Cultura 2010, cujo tema foi: Violência, um desafio a paz.

EEPRC na Gincana Cultural das Escolas Estaduais - 2010.

                                 Imagens: Professor Josenildo Pereira (EEPRC)
Daniele Adja, aluna da EEPRC/CAIC,  se apresentando na Gincana Cultural das Escolas Estaduais do RN, no ano de 2010, no Ginásio Poliesportivo Arnóbio Abreu, em Assu.

Dança Afro no ENSV

                               Imagens: Professor Josenildo Pereira (EEPRC)
Apresentação dos alunos da EEPRC/CAIC de Assu, no  ENSV,  coordenados pelo professor de Ed. Física, Francisco Josenildo Pereira.  Evento ocorrido no ano de 2010.

A situação da educação no Rn, segundo Rosalba Ciarline

                                          Imagens: Professor Marcone (EEPRC).
         Discurso da governadora do RN, Rosalba Ciarline, no dia 18.06.2011, durante a inauguração do SAMU, no Hospital Regional Dr. Nelson Inácio dos Santos, em Assu.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Arraiá Esplendor, campeão 2011

É campeão!!!  Este foi o grito ecoado no Anfiteatro Arcelino Costa Leitão, pelo Arraiá Esplendor do Bairro Vertentes de Assu, no final da noite de 15/06.
Resultado conquistado com dificuldade, sobre o Arraiá São João da cidade de Areia Branca/RN.
O Arraiá Esplendor surpreendeu a todos , trazendo uma pequena modificação  da apresentação feita na noite anterior, na qual se classificou entre as seis melhores,  diferencial, que contribuiu no resultado final da disputa.
Mais uma vez,  PARABÉNS,  a todos vocês.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Arraiá Esplendor - EEPRC

 Apesar de não ter ficado entre as 05 melhores para disputar a final  do concurso de quadrilhas da vizinha cidade de Mossoró (10/06), o Arraiá Esplendor está de parabéns. Na noite de sua apresentação no Mossoró cidade junina, das 33 equipes, ele foi o 15º colocado, deixando para trás muitas das quadrilhas que irá enfrentar no concurso de quadrilhas de Assu.  É notório o empenho que esta equipe vem demonstrando, para garantir uma melhor performance que a do ano passado, e para alcançar este objetivo, desde o início de março que estes jovens vem ensaiando de domingo a domingo.
Há alguns anos que o Arraiá Esplendor, nascido no seio da EEPRC/CAIC, no bairro Vertentes, atua em parceria com a escola supra citada, levando o seu nome, divulgando a  cultura local, e o mais importante, retirando os jovens, do meio das drogas e da violência.
Desejamos à todos vocês, Boa Sorte!!!

Arraiá Esplendor de Assu, em Mossoró

terça-feira, 14 de junho de 2011

Deputado visita o CAIC de Assu

Na manhã desta segunda-feira (13/06), estiveram presentes na EEPRC/CAIC, as equipes de reportagem da  104 FM , e da Rádio Princesa do Vale, juntamente com o vereador João Wallace e o Deputado Estadual George Soares, conferindo de perto a situação em que se encontra a referida escola.
A Diretora Nalva Paula, que estava na companhia da supervisora Ione Pessoa, e da coordenadora pedagógica Maria do Rosário, entregou ao deputado, cópia do laudo pericial do Corpo de Bombeiros.  Após observar o documento  e percorrer parte do prédio escolar, George Soares  demonstrou sua preocupação com o fato, e na ocasião, falou que não adiantava  procurar culpados, pois esse problema não é de agora,  todavia, se comprometeu de levar o caso à discussão na Assembléia Legislativa Estadual.  Realmente,  George tem toda razão, o problema não é de agora, e colocar a culpa na  atual governadora  não seria prudente...Prudente seria fazermos uma reflexão e vermos que também não é atual o quadro político do Estado do RN; ou seja, se este  problema em específico  vem de longo tempo,  muito mais longo é  o  tempo  em que muitos dos  nossos governantes estão “atuando”  na política.  Na maioria das vezes mudam  apenas de cargo, porém , a responsabilidade para com a sociedade deveria ser a mesma. 
O vereador Wallace  relembrou a época em que o mesmo jogava futebol no CAIC ( a uns 16 anos atrás), e  teceu comentário sobre o matagal aqui existente atualmente,  como também, sobre  a deterioração do prédio.  Ele disse  ainda,  que é obrigação do governo do estado solucionar o problema.
Nalva Paula  mais uma vez tornou público o retrato da EEPRC/CAIC, desta  feita de modo mais abrangente, haja visto  a audiência da Rádio Princesa do Vale e da 104 FM.  Anteriormente,  só havia sido exposto no blog da EEPRC,  na  Promotoria   e  na assembleia dos professores, promovida pelo SINTE/RN -  Regional de Assu , quinta-feira  (09/06), na UERN. 
Em todo caso, a Escola agradece a visita  e o  apoio das pessoas citadas no texto.  Salientando que atualmente  estão matriculados 700 alunos, de várias partes do município, como  as comunidades  de Mendubim I e II, Sítio Torrões, São Jacinto, Morada Nova, Sítio Nova Trapiá, Palheiros, Paulista, Assentamento Maurício, Parati 2.000 (João Paulo II), Frutilândia, Fulô do Mato, Bairro São João,Farol, Quinta do Farol, Bairro  Dom Elizeu , e por fim,   o  Vertentes, bairro este que possui  em torno de 5.000 (cinco mil ) habitantes. 
Foto: Assessoria de imprensa do deputado George Soares.    

sábado, 11 de junho de 2011

Professores da EEPRC e o movimento S.O.S CAIC


S.O.S  CAIC

          Nasci em julho de 1993 com o propósito de melhorar a vida de uma comunidade carente chamada Vertentes. Fui motivo de admiração para todos que me visitavam quando ainda era bebê. Tinha muita saúde e disposição. Na minha infância avistava um futuro brilhante. Sempre desejei caminhar junto com o bairro Vertentes, vendo meus alunos marcando um espaço triunfante no futuro.
          Minha adolescência é igual a de qualquer adolescente. Sinto o desejo de voar alto e alcançar as estrelas. Meus alunos foram campeões nos esportes, venceram concursos de redação e quadrilhas juninas, e cresceram intelectualmente. Mas, minha saúde começou a dar sinais de alerta. Infelizmente os socorros necessários não chegaram. Deram-me alguns medicamentos para aliviar as dores e fizeram curativos para fechar os ferimentos. Esses paliativos não trouxeram minha saúde, que a cada dia ficava mais fragilizada. Todas as pessoas que me amam buscaram socorro, mas as autoridades competentes as ignoravam e infelizmente não resisti.
          Diante da minha juventude, encontro-me na UTI. A minha cura requer ação urgente do Governo do Estado do Rio Grande do Norte. Não posso ter como SENTENÇA A MORTE. Quero VIVER e continuar servindo  aos estudantes e aos mais de quatro mil habitantes do Bairro Vertentes.

         




sexta-feira, 10 de junho de 2011

EEPRC/CAIC na UERN

Na última quinta-feira (09/06), a direção da EEPRC/CAIC fez-se presente à Assembléia dos trabalhadores em Educação, realizada pelo SINTE/RN – Regional de Assu, na UERN, cujo objetivo seria demonstrar o retrato das escolas públicas estaduais; o descaso para com as mesmas, e, o fortalecimento do movimento paredista, que já ultrapassavam os 30 dias. Formada a mesa, a líder sindical, Inês Almeida, fez breve discurso, sendo seguida pelos demais convidados, que na oportunidade, era m: Nélio da Emater; os representantes dos professores das cidades vizinhas; o prof. Luciano (UERN); Nalva Paula representando o CAIC; Denys Lázaro, representante dos alunos, e Françoeide Batista, representando os pais.

As escolas tiveram a oportunidade de apresentar através de slides, suas reais condições de trabalho. Porém quando chegou a vez da EEPRC/CAIC, foi concedido um tempo um pouco maior que as demais, haja visto a situação em que se encontra a mesma. Primeiro, Nalva Paula fez explanação sobre os fatos envolvendo a instituição de ensino à qual é diretora pela Gestão Democrática. Em seguida, foi apresentado o show de slides, e a profª Marilan Germano fez a leitura de um texto intitulado: S.O.S CAIC. Dando continuidade, as professoras Eliene Baracho, Ceição Germano e Marilan, cantaram uma paródia composta por elas (Trio quem não chora, não Mama), com os alunos alí presentes. Denys Lázaro cedeu a fala para o também aluno, Francisco Henrique, dizendo o mesmo, estar favorável ao movimento dos professores e funcionários da educação estadual. Uma mãe (D. Luciene), falou do prejuízo aos alunos, porém declarou que mesmo ciente disso, era também a favor da greve.
Françoeide comentou da preocupação quanto ao pagamento das aulas, já que a greve estava se alongando por demais, e além disso, mesmo se não houvesse greve, os mais de 700 alunos do CAIC estariam sem aulas pelo fato da sua interdição. Ele falou também da morosidade dos governantes em tomar iniciativas para resolver problemas, principalmente na área da educação. Disse, estar estranhando que a imprensa até o momento não haver se manifestado sobre um assunto de tamanha importância. Sabendo-se que geralmente, não se enfatiza o tema, Greve na educação; mesmo que seja “por uma educação de qualidade”, pois isto representa prejuízo ao alunado, não levando em consideração, por exemplo, o prejuízo que é para o aluno, estudar em turmas que comportariam no máximo 30 pessoas, e são colocadas 52; enfim, não ter onde estudar acarreta mais um prejuízo, pois as demais escolas da cidade ou já estão lotadas, ou não podem atender a demanda por completo.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Reunião com pais, professores e funcionários da EEPRC/CAIC.


De posse do relatório da vistoria feita pelo Corpo de Bombeiros, a direção da EEPRC/CAIC imediatamente entrou em contato com a Professora Francisca Livanete Barreto, Diretora da 11ª DIRED, tornando-a ciente da interdição; no que foi sugerido uma reunião com os pais, funcionários e professores. Ficando agendada para a segunda-feira (06/06/2011) às 8:30h na Sala de Reuniões da própria escola.
Apesar de ter sido divulgada no domingo pela imprensa falada (Rádio Princesa do Vale), na reunião, a presença dos professores e funcionários da Escola, talvez fosse bem maior do que a dos pais de aproximadamente 700 alunos, nela matriculados.
A reunião teve início com a Diretora da EEPRC, Nalva Paula, chamando para compor a mesa: Francisca Livanete (11ª DIRED), Valéria Murtinho (11ª DIRED), a conselheira Élida Varela Barca, a supervisora Ione Bezerra P. Dantas, as professoras/conselheiras, Régia Cabral, e, Kátia Lívia. Em seguida, fez a explanação da situação atual do estabelecimento de ensino supra citado, passando a palavra para a diretora da 11ª DIRED, Livanete Barreto, que em sua fala declarou que apesar dos professores estarem participando da greve, deveríamos nos precaver para que os nossos alunos não se prejudicassem mais ainda, quando a mesma acabasse. Os pais e professores perceberam que o empecilho agora seria a falta de espaço para o funcionamento da EEPRC, já que a possibilidade de desligar a energia elétrica do prédio foi tida como inviável pela maioria dos participantes da reunião, até porque, este não foi o motivo exclusivo da interdição, há uma série de outras irregularidades no tocante a segurança, como por exemplo: O risco de incêndio e/ou explosão pelo acondicionamento dos cilindros P45 de GLP em lugares fechados; a falta de um projeto de combate a incêndios e sua respectiva instalação; a falta de manutenção do SPDA (sistema de pára-raios); o material desprendido no ginásio de esportes, como também, a necessidade de reforma ou demolição dos banheiros e vestiários ali existentes; a inexistência de extintores de incêndio, de hidrantes públicos ou não; de iluminação e sinalização de emergência; por fim, o comprometimento das saídas emergenciais.
Livanete sugeriu ainda, que os alunos fossem remanejados para outras escolas, porém a situação ainda continuaria complicada, pois atualmente, temos aproximadamente 700 alunos, em um único turno, distribuídos em 23 turmas, que vão de 30 a 52 alunos cada uma delas. Como provavelmente as demais escolas não comportassem esse elevado número de alunos, buscou-se outras sugestões e encaminhamentos para a solução imediata do problema.
Outra idéia surgida e que foi aprovada pelos presentes, seria a de procurar no município um número máximo de 02 ou 03 prédios, que tenham condições do funcionamento de salas de aula, e, buscar junto a SEC e o governo do estado a locação desses espaços, haja vista o teor emergencial da situação em que se encontra a EEPRC/CAIC.

Interdição da EEPRC/CAIC


No dia 03/06/2011, os Conselhos Escolar , e, Fiscal estavam reunidos deliberando sobre os problemas da Escola, quando chegou o pessoal do Corpo de Bombeiros, que nos entregaram cópia do relatório da vistoria feita no dia 24/03 do corrente ano. O Cabo J. Neto explicou que o Auto de Interdição estava em 03 (três) vias; sendo, a 1ª via, para o Corpo de Bombeiros; a 2ª, para o Autuado, no caso, a EEPRC/CAIC; e por fim, a 3ª via, para a Delegacia de Polícia. Ele também nos falou que como a atual situação em que se encontram as instalações do empreendimento, CONSTITUIR RISCO GRAVE, se faz necessário a INTERDIÇÃO da ocupação; mesmo que o referido documento ainda não tenha sido publicado no Diário Oficial do Estado do RN. Assinaram o documento, o Cabo J. Neto (vistoriador); Nalva Paula (Diretora da Escola); Ivanilde Adriana e Kátia Lívia (Testemunhas da lavratura e entrega da 2ª via do referido Auto de Interdição ao autuado).
Apesar da conclusão do relatório sugerir que no intuito de não prejudicar o ano letivo dos alunos, sem comprometer a segurança dos mesmos, seja feito o DESLIGAMENTO DA ENERGIA ELÉTRICA , e que em caso de inviabilidade do cumprimento desta recomendação (que é o nosso caso), o imóvel deverá ser INTERDITADO.
Vale salientar que devido a necessidade, a parte administrativa e a segurança (vigias), irão continuar funcionando no local. Porém, será expressamente proibida a presença de alunos e da comunidade, nas demais dependências da EEPRC/CAIC, incluindo-se a quadra de esportes; mesmo que alguém tenha rasgado os cartazes de interdição colocados pelos Bombeiros, isto não diminui, muito menos, elimina os riscos apresentados pelos peritos.
Ficam todos cientes, que o não cumprimento à Interdição caracteriza crime de desobediência capitulado no artigo 330 do Código Penal Brasileiro.
Créditos da Foto: Marcone Professor.

EEPRC /CAIC - 2ª Audiência


Aos 27 de abril de 2011, por volta das 15:30h conforme ficou acordado, se fizeram presentes à 1ª Promotoria de Justiça de Assu/RN, uma representação da EEPRC/CAIC, constituída por: Nalva Paula (Diretora), Régia Ilze (Coordenadora), Ione Bezerra P. Dantas (Supervisora); Francisca Livanete Barreto (Diretora da 11ª DIRED); o Cel. Wellington Arcanjo (Comandante do 10º BPM), e, o Ten. Tiago César (Comandante do NORE/ASSU), para uma audiência com a Dr. Fernanda Bezerra Guerreiro Lobo.
Após ser relatado o exposto na audiência anterior, o Cel. Arcanjo se comprometeu de imediato, implementar ronda na referida escola, em determinados horários, e a solicitação junto ao Comando Geral da Polícia Militar, de liberação de diárias operacionais em benefício da EEPRC/CAIC, pelo período de 02 meses. O Cel. sugeriu ainda, uma parceria com o Município, para a construção de um posto policial em frente ao CAIC. O Ten. Tiago César, por sua vez, comprometeu-se de visitar o espaço físico da instituição de ensino, para avaliar a possibilidade da instalação do NORE naquele local. Conforme foram expostas as situações, a Drª Fernanda requisitou ao Corpo de Bombeiros de Mossoró, uma perícia, e que fosse elaborado um laudo amparado em fotografias e croquis, esclarecendo o risco de desabamento de alguma parte da estrutura física, ou qualquer tipo de comprometimento desta estrutura que a tornasse imprestável para o funcionamento da Escola, como também a avaliação da parte hidráulica e elétrica , com a indicação das providências à serem adotadas para a resolução dos possíveis problemas identificados.
No dia 24/05/2011, o Serviço Técnico de Engenharia do Corpo de Bombeiros, acompanhado por Nalva Paula de Souza Monteiro (Diretora), fez a vistoria na EEPRC, como requisitado.

EEPRC - 1ª Audiência com a Promotoria


A Escola Estadual Poeta Renato Caldas no início do mês de abril do corrente ano, procurou a 1ª Promotoria de Justiça de Assu/RN, no intuito de mostrar a situação atual da mesma.
Nesta audiência, se fizeram presentes : os diretores , Nalva Paula e Françoeide Batista; as coordenadoras , Maria do Rosário e Régia Ilze ; a supervisora, Ione Bezerra P. Dantas, como também , a conselheira tutelar, Geruza de Sá Leitão.
Na oportunidade, foi demonstrado à promotoria, entre outros fatos, a insegurança instalada no estabelecimento supra citado; o alto índice de arrombamentos na referida escola; o consumo de drogas; o porte de armas, principalmente, de fogo; a depredação e o vandalismo. Foi visto também, que ao longo desses 18 anos de funcionamento, a EEPRC/CAIC enviou vários ofícios ao antigo 9º NURE, hoje, 11ª DIRED; à Secretária Estadual de Educação, à antiga Companhia de Polícia, hoje, 10º BPM, relatando os fatos para que os mesmos tomassem as devidas providências.
Ao final da Audiência, a Promotora de Justiça, Drª Fernanda Guerreiro Lobo, expôs que havia necessidade de uma outra audiência, marcada para o dia 27 do mesmo mês, mas desta vez, com as presenças da Diretora da 11ª Dired , a professora Francisca Livanete Barreto, e do comandante do 10º BPM, o Cel. Wellington Arcanjo.

Notícias da EEPRC/CAIC 2010-2011


A EEPRC/CAIC é uma escola de ensino fundamental, que no ano de 2010, funcionando apenas em dois turnos (matutino, e, vespertino), havia mais de 800 alunos matriculados desde a pré escola até o 9º ano.
A situação foi modificada no início do ano letivo de 2011. Em primeiro lugar, a Secretaria Estadual de Educação, amparada pela Constituição Federal, se recusou manter a pré escola, já que é responsabilidade única dos municípios, e isto se constituiu numa perda muito grande para a nossa escola, já que todos os anos nós perdíamos no mínimo, 02 turmas de alunos concluintes do 9º ano. Anteriormente esta perda de alunos concluintes não nos prejudicava tanto, pelo fato de que os alunos da pré escola continuavam no ambiente escolar, formando novas turmas de 1º ano.
Outro fato é que a SEEC também exigiu turmas de no mínimo 30 alunos, o que nos levou a desativar o turno vespertino, pela falta de clientela naquele horário. Em conseqüência disso, convidamos os mesmos à se matricularem pela manhã, no que fomos atendidos , na sua maioria à “contra-gosto”. Se por um lado, “seguramos” nossos alunos na Escola, por outro lado, esse proceder nos gerou um enorme desconforto. Primeiro, quando distribuídos estes alunos nas turmas do turno matutino, tornaram-nas quase impossibilitadas de funcionamento, devido as classes serem muito pequenas para o número elevado de alunos. (Temos turma com 52 alunos). O segundo constrangimento, foi fazer a adequação no rol, dos professores que ficaram a tarde sem turmas e tiveram que ir para o turno matutino, e quando preenchidas as vagas deste turno, serem encaminhados à 11ª Dired para que a mesma os remanejasse para outras escolas que necessitavam de professores efetivos.

Confraternização 2010


Apesar de passados vários meses, não poderíamos deixar de registrar a Confraternização da EEPRC/CAIC (Assu-RN), ocorrida em 28.12.2010.
Nela, além dos professores e funcionários, também se fizeram presentes: Mônica Cláudia, Vera Amorim (ex-professoras), e, Fredson (ex-estagiário da Profª Cleide).
O evento foi na própria escola, com direito a coquetel sem álcool e música ao vivo.
Para ver mais fotos e vídeos da Festa, acesse o blog de Marcone Professor.